Por Alice Andersen
Na manhã desta sexta-feira (16), tremores de terra foram sentidos por moradores do litoral de São Paulo e do interior, que compartilharam o susto nas redes sociais. As regiões afetadas são cidades da Baixada Santista, como Peruíbe e Praia Grande, Vale do Ribeira, como Miracatu, Iguape, Itariri e Pedro de Toledo, além de Sorocaba, no interior.
Em Miracatu, foram confirmados dois abalos sísmicos pela Defesa Civil por volta das 8h35 da manhã. A magnitude dos tremores foi de intensidade 4,7 e 4,9. Um abalo sísmico de 4 graus em Pedro de Toledo foi registrado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (SIS/UnB).
Até o momento desta matéria, não se sabe se há vítimas ou estragos ocasionados pelo terremoto nas regiões. Um internauta relatou: “Gente, eu estava dando aula e eu senti um tremor na janela e na lousa”.
E prosseguiu: “Pensei que estava ficando louco, fui no Facebook e vi uma mulher falando que sentiu um terremoto em Cajati e descobri que realmente aconteceu um terremoto em Miracatu”.
Celulares que possuem ferramentas de monitoramento de tremores de terra emitiram avisos, e para que moradores ficassem longe da orla por risco de “tsunami”.
Câmera de segurança de casa em Miracatu captou o momento do terremoto no Vale do Ribeira hoje pela manhã: pic.twitter.com/I3A29ZpS0m
— Fabrizio Neitzke (@fneitzke) June 16, 2023
🚨TERREMOTO NO BRASIL!
Um terremoto de magnitude 4.9 foi sentido no estado de São Paulo na manhã dessa sexta-feira. O epicentro do tremor foi o litoral paulista e câmeras capitaram o momento. pic.twitter.com/OO1kGIeI0l
— BEEPOP (@beepopofc) June 16, 2023