Jovens arriscam a vida e viajam para São Vicente (SP) em cima de um trem — Foto: Reprodução/Redes Sociais @martinssgrau

Uma brincadeira antiga e engraçada, porém perigosa. Foi assim que quatro amigos decidiram subir sobre a composição do trem que faz a ligação entre as cidades de Embu-Guaçu (SP) e São Vicente e colocaram em risco as suas respectivas vidas. As cenas da “viagem” foram publicadas nas redes sociais e ultrapassam um milhão de visualizações. A prática é considerada ilegal.

O criador de conteúdo digital Lucas Martins, de 23 anos, contou que há seis meses decidiu subir no vagão de um trem, que estava parado. Após publicar as imagens, internautas responderam-no, ao dizer que o veículo tinha como destino à praia. Foi o ponto de partida para motivá-lo a realizar o trajeto de pouco mais de 80 quilômetros.

Questionado sobre a irresponsabilidade de viajar sobre o vagão de um trem, Lucas disse “não ter noção” do perigo.

Irresponsabilidade

As imagens mostram o grupo subindo no trem, a andar sobre o teto dos vagões e, a cada vez que se encontravam perto de um túnel, era possível vê-los se deitando.

A viagem durou aproximadamente 11 horas até chegar a São Vicente, um pouco mais do que era esperado, pois, em determinado momento do trajeto, os guardas do trem os encontraram e mandaram descer dos vagões.

O influenciador contou ter acatado a ordem, mas se lembrou de que o quarteto deveria seguir uma trilha para ir embora. No entanto, eles se perderam e resolveram voltar para o trem. “Não tinha outra saída. A gente não conhecia o mato e nós já estávamos pertinho da praia”, explicou.

Na mata, os amigos enfrentaram sol e chuva até chegarem ao destino final: São Vicente (SP).

Quatro amigos foram de Embu-Guaçu (SP) até São Vicente (SP) em cima de um trem em movimento — Foto: Reprodução/Redes Sociais @martinssgrau
Quatro amigos foram de Embu-Guaçu (SP) até São Vicente (SP) em cima de um trem em movimento — Foto: Reprodução/Redes Sociais @martinssgrau

Alerta

A Rumo Logística informou, em nota, que viajar sobre os vagões de trens ou caminhar sobre os trilhos é uma prática ilegal com risco de morte. A proibição, de acordo com a empresa, é feita por questões de segurança da própria população.

A concessionária de ferrovias ressaltou que, durante a passagem de trens, as pessoas devem redobrar os cuidados e não adotar práticas que colocam a vida em risco. A Rumo explicou que não é sempre que o maquinista consegue ver situações como a de Martins e os amigos para tomar medidas a fim de evitar danos.

A empresa também falou que áreas próximas a trilhos são sinalizadas com placas que reforçam a necessidade de se manter afastado para evitar acidentes. Confira as dicas de segurança:

Realize a travessia somente em passagens permitidas ou passarelas de acesso, redobrando atenção para o sinal sonoro do trem e as placas de sinalização;

Sempre mantenha distância segura dos trens, parados ou em movimento;

Nunca caminhe sobre os trilhos. Somente pessoas autorizadas podem circular em áreas operacionais da ferrovia;

Nunca pegue carona nos trens e não pratique surfe ferroviário. Estas atividades são ilegais e colocam a vida em risco.

Com informações do G1