Um vídeo mostra um turista discutindo com um guarda civil municipal de Guarujá após ser abordado para desarmar uma barraca na praia da Enseada. Nas imagens, o homem aparece dizendo ao agente que as “leis no Brasil são uma merda”. Veja o video.
Créditos: Reprodução/Redes Sociais
Na ocasião, de acordo com o município, o guarda abordou o grupo de turistas para cumprir a Lei Complementar 044/1998, Artigo 100-Alei, que veda a instalação de “acampamentos, tendas e barracas”.
No vídeo, que foi gravado por uma câmera acoplada no peito de um dos guardas, é possível ver o momento em que os agentes abordam o grupo de turistas. Os banhistas argumentam por alguns minutos, tentando manter o equipamento na areia.
Veja, abaixo, o diálogo entre o guarda e um dos turistas:
Guarda: Pra gente, é o nosso trabalho…
Turista: Mas concorda que é errado isso aí?
Guarda: O que é errado? Se existe uma legislação, temos que fazer com que ela seja cumprida.
Turista: Mas, a lei no Brasil está uma merda hoje…
Guarda: Mas, quem faz [a lei] não sou eu, nem ele…
Turista: Eu sei, vocês não têm culpa. Vocês têm que cumprir.Os turistas chegaram a procurar por mais informações no celular, tentando provar que a barraca poderia estar ali, apesar dos avisos das autoridades. O equipamento foi desarmado em seguida, em meio à reclamações deles.
O grupo de turistas não foi localizado até a última atualização desta reportagem.
O que diz a prefeitura
O município informou, por meio de nota, que caso o munícipe ou turista insista em manter a barraca na praia, o equipamento será apreendido, sendo possível a retirada dele por meio do pagamento de uma taxa.
Com informações do G1