O viaduto da nova entrada de Santos será entregue nesta nesta sexta-feira (14). Devido a pandemia de coronavírus, a prefeitura programou um evento de inauguração que será transmitido no Facebook e no YouTube. A presença de público no local está proibida.
O viaduto construído no encontro das avenidas Nossa Senhora de Fátima e Martins Fontes com a rodovia Anchieta tem 471 metros de extensão e 11 mil toneladas. O formato em curva e a iluminação cênica são destaques do elevado que o colocam como referência urbanística.
São 325 luminárias quem podem reproduzir até 67 milhões de cores. Para que as luzes funcionem com data e horário marcados, será utilizado um programa de edição pelo controlador iPlayer. Esse aparelho tem espaço de memória de 256 cenários. A programação também pode ser feita pelo calendário astronômico que identifica o anoitecer e o amanhecer.
No local também será inaugurado um novo marco em homenagem ao Santos Futebol Clube, assinado pelo arquiteto Carlos Prates. Ele vai substituir um monumento em forma de totem, que ficava em frente ao antigo Posto Marilu.
O viaduto integra um programa de remodelação do sistema viário do acesso à cidade. O projeto também prevê a renovação e reforço do sistema de drenagem para o combate às enchentes na área.
O elevado e as avenidas do entorno também ganharam novos postes de iluminação, além de 15 mil metros quadrados de áreas verdes, onde foram plantadas vegetações rasteiras, arbustos, herbáceas e árvores.