Com 414 furtos e roubos de motocicletas somente no primeiro semestre de 2024, Santos ostenta o nada agradável oitavo lugar no ranking das cidades que sofrem com este tipo de ocorrência.
Em todo o estado de São Paulo, foram registradas 18.988 ocorrências. Os dados são do Boletim Tracker/Fecap, elaborado pelo Centro de Estudos em Economia do Crime da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap).
Santos ocupava a quinta colocação do ranking no mesmo período de 2023. Apesar da posição nada satisfatória em 2024, o número representa redução de 15,7% nos roubos e furtos de motos, de acordo com informações do Diário do Litoral.
O ranking
A cidade de São Paulo lidera o ranking. Foram registradas 7.743 ocorrências, o equivalente a 63% do total dos roubos e furtos listados nas dez cidades.
Em seguida, aparecem Campinas, Osasco e Guarulhos, com 647, 608 e 586 ocorrências, respectivamente. Municípios como São Bernardo do Campo, Sorocaba, Santo André, Santos, Carapicuíba e Diadema completam o Top 10.
Marcas e modelos mais visados
Os modelos da Honda, principalmente a CG 160 (Fan, Titan e Start), lideram a lista dos mais visados. Yamaha FZ25 Fazer e XTZ250 Lander também aparecem com destaque.