Prefeitura de Santos realiza ação para apreender patinetes elétricas espalhadas pela Orla da Praia

A operação aconteceu neste sábado (3); segundo a Prefeitura, a maioria dos equipamentos foi removida, pois causava prejuízo aos transeuntes e estacionamento indevido nas calçadas

Outros dois foram apreendidos por estar mais uma pessoa no veículo, além do condutor - Créditos: Divulgação/PMS

Cinquenta e duas patinetes elétricas foram apreendidas em operação conjunta realizada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) e Guarda Civil Municipal (GCM), neste sábado (3), na orla e vias próximas. Segundo a Prefeitura, a maioria dos equipamentos (48 deles) “foi removida por estacionamento indevido em calçadas com prejuízo à circulação de pedestres, com base na Lei Municipal 4.221, de 28 de junho de 2023”.

Outros três foram apreendidos por estar com mais de uma pessoa no veículo, além do condutor. O último caso foi por transporte de carga. Conforme a resolução 966 do Conselho Nacional (Contran), patinete elétrica é um veículo autopropelido de mobilidade individual, não podendo ser utilizado para o transporte de dois ou mais passageiros ou de mercadorias.

O jornal Folha Santista mostrou o caso, na última quarta-feira (31), de uma professora que quebrou o fêmur após ser atropelada por uma patinete na Praça do Surfista, próximo ao Canal 2. Ela ficará afastada do trabalho por pelo menos seis meses. O caso ganhou repercussão nas redes sociais.

De acordo com a Prefeitura de Santos, a ação do último sábado envolveu agentes da CET em bikes e motos, além da retaguarda de viatura de equipe da GCM. Todos os equipamentos guinchados foram levados para o pátio de estacionamento de veículos, no Jabaquara, e poderão ser retirados pelos seus proprietários, mediante apresentação de documentação e recolhimento de multa e de taxas.

A Prefeitura informou que desde a deflagração da Operação Verão, em 16 de dezembro, a CET e a GCM já vêm realizando monitoramento para instrução dos usuários de patinetes elétricas sobre a utilização desses veículos, principalmente no que se refere às normas para circulação. Após período de orientação, passaram a ocorrer as fiscalizações com apreensões. Na última semana, oito patinetes foram removidas para o pátio. Os órgãos também podem ser acionados pela população para o encaminhamento de denúncias de irregularidades. A CET-Santos pelo 08007719194 e a GCM pelo telefone 153, além da Polícia Militar pelo telefone 190.

O que diz a empresa

A assessoria de imprensa da Jet, empresa que opera as patinetes elétricas em Santos, disse, em nota, que “vídeos de munícipes registraram uma operação da Guarda Civil Municipal e agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET Santos) contra usuários de patinetes elétricas, em plena manhã de sábado, na Praça das Bandeiras. Os agentes municipais barraram o uso de qualquer pessoa que utilizasse a ciclovia com o aparelho sobre rodas”.

Conforme a assessoria da Jet, trabalhadores da empresa estavam no local cuidando da manutenção e troca de baterias elétricas dos aparelhos e houve “abordagem violenta, sendo que alguns foram empurrados e insultados pelos agentes municipais, gerando constrangimento público”.

A nota destacou, também, que “os funcionários monitoram constantemente os pedidos dos usuários junto aos pontos de estacionamento da cidade, e todas as viagens são seguradas – cobrindo a saúde dos usuários e de terceiros”. Comunicou, ainda, que “pretende trabalhar em conjunto com a CET e a Prefeitura para garantir que as patinetes elétricas sejam uma alternativa no transporte urbano em prol da população”

 

Sair da versão mobile