Por Luísa Fragão, da Revista Fórum
Depois que o Brasil registrou seu primeiro paciente confirmado com coronavírus, em São Paulo, o Ministério da Saúde passou a monitorar 20 outros casos de suspeita da doença em diversos estados do país. Todos os casos correspondem a pessoas que, além de apresentarem sintomas da doença, também têm histórico de viagem a países de risco.
Dos 20 casos, 12 são pessoas que, assim como o idoso de 61 anos que foi contaminado, também estiveram na Itália nos últimos dias. Os demais estiveram na Alemanha, Tailândia, China e França. Ainda, um dos casos suspeitos é por contato com o indivíduo que foi confirmado e outro por contato com um suspeito.
A Fórum fez um levantamento de todos os casos suspeitos pelo país, divididos por estado e cidade. Confira:
São Paulo
Além do primeiro caso confirmado, São Paulo tem 11 suspeitas de contaminação por coronavírus. A capital concentra nove desses casos, sendo os outros dois em Lorena e São Roque.
Santa Catarina
O estado tem, até então, dois casos suspeitos da doença. A Secretaria da Saúde estadual, no entanto, não informou as cidades nem informações sobre os pacientes.
Espírito Santo
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) do Espírito Santo confirmou, até a noite desta quarta-feira (26), um caso suspeito de coronavírus. O paciente é de Aracruz, cidade no litoral norte do estado.
Trata-se de um homem de 25 anos que chegou de Singapura recentemente e apresentou alguns sintomas respiratórios.
Minas Gerais
A prefeitura municipal de Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais, informou na tarde desta quarta-feira (26) que três pacientes com suspeita de coronavírus estão sendo monitorados.
Em Belo Horizonte, outras duas mulheres estão internadas com a suspeita. Elas retornaram recentemente de viagem a Tailândia.
Rio de Janeiro
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o estado do Rio de Janeiro investiga cinco casos suspeitos de coronavírus. Dois estão na capital, dois em Niterói e um em Nova Iguaçu.
Paraíba
O estado confirmou nessa terça-feira (25) seu primeiro caso suspeito para o novo coronavírus em João Pessoa. Trata-se de um homem de 59 anos, com histórico de viagem à Itália entre 14 e 23 de fevereiro.
Pernambuco
O estado possui um caso suspeito da doença confirmado pelo Ministério da Saúde. A paciente é uma mulher de 51 anos, residente de Recife, que esteve na Itália nos últimos dias.