Divulgação

O Programa Condomínio Sustentável, que tem apoio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), criou uma campanha para arrecadação de alimentos e artigos de higiene e limpeza para famílias de baixa renda.

De acordo com Renato Prado, coordenador do Condomínio Sustentável, kits com material informativo e duas caixas para doações estão sendo instalados nos condomínios que integram o programa.

“É uma forma simples e fácil de participar. O interessado em doar não precisa nem sair de onde mora. Basta colocar as doações nas caixas”, explica.

Segundo ele, até o momento já foram arrecadadas cerca de uma tonelada e meia de produtos, que estão sendo repassadas para organizações da sociedade civil.

Como participar
Quem quiser aderir ao programa, que tem como objetivo levar informações sobre reciclagem, compostagem, economia de água e energia elétrica aos condomínios santistas, deve ligar para (11) 9482-95193 ou enviar um e-mail para [email protected]

O kit, gratuito, é composto por folhetos educativos, filipetas para serem colocadas nos apartamentos e caixas para armazenas as doações, que podem ser instaladas nas áreas comuns dos prédios.

Criado em 2017, com verba do Fundo Municipal de Preservação e Recuperação do Meio Ambiente, o programa Condomínio Sustentável é uma iniciativa inédita da Prefeitura, que já conta com mais de 130 adesões.

“Toda a assessoria prestada pelo programa é gratuita, com desdobramentos na qualidade de vida de toda a cidade”, salienta o secretário de Meio Ambiente, Márcio Gonçalves Paulo.

Na primeira fase do programa, realizada entre 2017 e 2018, cerca de 1.700 condomínios foram visitados nos bairros da orla santista (José Menino, Pompeia, Gonzaga, Boqueirão, Embaré, Aparecida e Ponta da Praia).

Nesta segunda etapa, iniciada em 2020, serão contemplados 13 bairros das zonas Intermediária e Noroeste (Marapé, Campo Grande, Encruzilhada, Macuco, Estuário, Vila Belmiro, Jabaquara, Vila Mathias, Vila Nova, Saboó, Areia Branca, Castelo e Caneleira).

Como funciona
O Condomínio Sustentável visita prédios acima de cinco andares. Nas vistorias, são verificados, por exemplo, se a área destinada ao lixo está adequada para armazenamento dos resíduos, se há sinalização e se o consumo de água e de energia está excessivo. As equipes ainda identificam as potencialidades e outros problemas do edifício.

Após as visitas, a ONG Concidadania, responsável pela gerência do programa junto à Semam, gera um relatório com o diagnóstico do edifício e com orientações para adequação aos critérios de sustentabilidade.

Os síndicos também recebem o Manual do Condomínio Sustentável e material educativo sobre o programa. Após três meses da primeira visita, a equipe retorna para avaliar as ações adotadas e sugerir correções.