Foto: Prefeitura de Praia Grande

Após o governo estadual decretar emergência em saúde pública para a dengue, a Prefeitura de Praia Grande anunciou medida semelhante nesta sexta-feira (8). A determinação vale por 180 dias e visa a ampliar esforços contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Na Baixada Santista, Bertioga havia declarado tal situação na semana passada.

A prefeita Raquel Chini (PSDB) também instituiu o Centro de Enfrentamento das Arboviroses Urbanas. Ele reúne secretarias e busca intensificar atividades educativas para a população. Até sexta, Praia Grande tinha 128 casos confirmados de dengue e uma morte sob investigação, conforme o Painel de Monitoramento da Divisão de Dengue, Chikungunya e Zika do Estado.

O mesmo serviço indica que a Baixada Santista tem 2.773 infectados por dengue, com 2.185 possíveis casos em apuração. Não há mortes. Apuram-se oito óbitos que podem ter sido causados pela doença na região. Um paciente está com dengue grave – a forma mais severa, que pode levar a alterações neurológicas, sangramento e morte.