Passageiros do cruzeiro foram liberados para sair da embarcação atracada no Porto de Recife- Ascom/Porto de Recife

Por Revista Fórum

O governo de Pernambuco divulgou que uma mulher de 66 anos que contraiu o coronavírus na Europa e estava no cruzeiro atracado no Recife teve cura clínica detectada nesta sexta-feira (20).

A mulher e o marido, de 77 anos, estão internados no Hospital Português, na capital pernambucana, junto com outros oito pacientes da doença, todos com quadro clínico estáveis. No total, Pernambuco tem 31 casos confirmados do coronavírus.

Também nesta sexta-feira (21), passageiros a bordo do cruzeiro foram autorizados a desembarcarem, após mais de uma semana de isolamento devido a um caso do novo coronavírus no navio, informou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A retirada das 605 pessoas do navio Silver Shadow, entre passageiros e tripulantes, vai ocorrer em cinco grupos, organizados conforme suas nacionalidades e os respectivos voos de retorno para seus países de origem.

“Os primeiros grupos a desembarcar serão dos passageiros com destino a Austrália, Londres e Europa”, disse a agência em comunicado, indicando que a operação deve ser concluída até domingo (22).

O deslocamento será realizado em voos providenciados pela Royal Caribbean, empresa controladora da Silversea Cruise, responsável pelo navio de bandeira de Bahamas atracado no Recife.

Entre as pessoas a bordo do cruzeiro, estão três brasileiros e dois uruguaios, que serão transportados em voo charter, também fretado pela operadora. No total, as 605 pessoas que estão no navio são de 18 nacionalidades.

Por meio de decreto, o governador Paulo Câmara (PSB) determinou, partir do próximo domingo (22), o fechamento do comércio e dos serviços em todo o Estado, além da paralisação das obras da construção civil. O transporte intermunicipal também será proibido a partir de segunda-feira (23).