Divulgação

O navio de cruzeiros MSC Seaview detectou 80 casos positivos de Covid-19 em sua tripulação. A embarcação está no Porto de Santos com 615 tripulantes. Os diagnósticos se referem ao resultado de 585 exames. A embarcação ainda aguarda o resultado de 30 coletas.

O navio está de quarentena depois que 10 pessoas na embarcação tiveram resultado positivo em testes rápidos. Os testes laboratoriais do tipo PCR são mais precisos que os testes rápidos.

A decisão pela aplicação dos testes rápidos e laboratoriais foi da própria empresa marítima que custeou os exames.

O Seaview está em quarentena pelo menos até o dia 14 de maio.

Outros navios
Três navios estão em quarentena no Porto de Santos/SP. As embarcações são o navio de cargas Bárbara e os navios de cruzeiro MSC Música e MSC Seaview.

Os tripulantes das três embarcações estão em bom estado de saúde e não houve solicitações de desembarque para atendimento de emergência.

Bárbara
O navio cargueiro Bárbara em quarentena até o dia 15 de maio. A decisão foi tomada após dois tripulantes terem resultado positivo em testes rápidos aplicados a bordo.

A empresa marítima solicitou a contraprova e realizou coletas para fazer exames laboratoriais em toda a tripulação. A embarcação está em fundeio.

MSC Música
O navio está em quarentena até esta segunda-feira (4/5). Se não houver novos casos, a embarcação estará livre da quarentena a partir de terça-feira (5/5).

A embarcação está no Porto de Santos com 296 tripulantes a bordo.

O navio foi colocado em quarentena porque um tripulante teve teste positivo para Covid-19 após uma internação hospitalar para tratar um quadro de anemia. O testo positivo foi realizado antes do tripulante ter alta no hospital.

Costa Fascinosa
O navio está liberado da quarentena desde o dia 27 de abril.

Nesta segunda feira (4/5) mais cinco tripulantes deixam a embarcação para a operação de repatriação feita pela empresa marítima.

A empresa está autorizada a realizar desembarques para repatriação de tripulantes ou mesmo a deixar o litoral brasileiro. A decisão sobre desembarques ou sobre deixar o porto é da empresa marítima.

A empresa é responsável pela logística do transporte e voos dos tripulantes. Os tripulantes devem desembarcar e seguir em transporte próprio direto para o aeroporto.

Desembarques de repatriação do Costa Fascinosa
5 de abril – 75 tripulantes brasileiros deixaram a embarcação

11 de abril – 227 tripulantes filipinos deixaram a embarcação para retorno ao seu país por voo fretado.

28 de abril – 32 tripulantes desembarcaram no dia 28/4, sendo 5 com destino a Europa e 27 com destino às Filipinas.

30/4 – 17 tripulantes

2/5 – 13 tripulantes italianos e portugueses

3/5 – 1 tripulante desembarcou para repatriação

4/5 – 5 tripulantes desembarcaram para repatriação

Histórico Costa Fascinosa
O navio chegou a Santos com 764 tripulantes no dia 17 de março.

Em 19 de março a embarcação foi colocada em quarentena.

10 pessoas foram desembarcadas para atendimento de emergência. O último desembarque por emergência aconteceu no sábado (4/4).

30 tripulantes tiveram teste positivo para Covid-19, sendo 20 por meio de teste rápido a bordo da embarcação. Os outros 10 foram os que desembarcaram e também testaram positivo.

3 pessoas que desembarcaram para atendimento hospitalar vierem a óbito