Foto: Arquivo Pessoal e Reprodução/Facebook

Paola Juvencio Quartieri, de 25 anos, está passando por um momento angustiante enquanto espera ansiosamente uma cirurgia de emergência na Santa Casa de Santos. Há quase um mês, ela aguarda a remoção de uma prótese na coluna que se tornou um risco à sua saúde desde que engravidou em 2021. A prótese, instalada após um acidente em 2018, agora apresenta sérios problemas, ameaçando a vida da jovem.

A história de Paola é marcada por uma tragédia e um milagre. Em 2018, ela caiu do quarto andar de um prédio, resultando em graves lesões na coluna vertebral. Para sua sobrevivência, foi necessário implantar uma prótese contendo cerca de dez pinos para estabilizar sua coluna. Os anos seguintes permitiram que Paola retomasse sua vida normal, até que a gravidez trouxe à tona uma série de complicações.

A situação se tornou crítica quando os pinos que sustentam a prótese começaram a se soltar, ameaçando perfurar a pele de Paola. Seu marido, Fabio Dias, de 40 anos, descreveu a situação como urgente e, após uma passagem por uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no dia 7 de setembro, Paola foi encaminhada para a Santa Casa no dia seguinte na esperança de realizar a cirurgia de remoção dos pinos.

Entretanto, a luta de Paola e sua família não parou por aí. Fabio revelou que o hospital desmarcou a cirurgia duas vezes, alegando falta de material necessário para a operação. Ele compartilhou a frustração da família, relatando que apenas nesta segunda-feira (2) receberam a promessa de uma nova data para a cirurgia. A Santa Casa de Santos emitiu um comunicado afirmando que os materiais necessários para a operação devem chegar ainda nesta semana.

A complexidade do caso de Paola foi agravada pelo fato de a empresa que produziu sua prótese não existir mais. Com muito esforço, o hospital conseguiu encontrar um fornecedor disposto a vender os instrumentos necessários para a retirada da prótese, que serão adquiridos com recursos próprios da instituição.

Enquanto Paola aguarda a cirurgia, seu estado de saúde se deteriora a cada dia. Ela desenvolveu um calombo nas costas, e a haste que prende os pinos saiu do lugar, aumentando o risco de lesões graves. Durante internação, Paola teve poucas oportunidades de ver seu filho de apenas 1 ano de idade. Fabio explicou, em entrevista ao G1, que a equipe de enfermagem os orientou a evitar a presença do bebê em seu setor do hospital, devido aos sérios riscos envolvidos.

Familiares ressaltam urgência no procedimento

A família também se preocupam com os outros pacientes, especialmente aqueles que enfrentam tratamentos oncológicos, que compartilham o quarto com Paola. Eles expressaram sua gratidão à equipe de saúde, mas também destacaram a necessidade urgente de atenção médica para Paola.

A esperança agora reside na promessa de que a cirurgia será realizada o mais rápido possível, permitindo, assim, que Paola retome sua vida normal e volte a conviver com seu filho.