Foto: AFPMB/Domínio Público/Canaltech

Um bebê, de apenas 1 ano de idade, morreu em Cubatão. A causa: dengue. Trata-se do primeiro registro de vítima fatal da doença no município, mas já é o sexto óbito confirmado na Baixada Santista em 2024. Mais 11 mortes suspeitas estão sob investigação.

O Serviço de Vigilância Epidemiológica de Cubatão (SVE) informou que a morte da criança, do sexo masculino, foi registrada no dia 14 de março. O óbito ocorreu durante atendimento no Pronto-Socorro Infantil (PSI), depois de rápida evolução do quadro clínico.

Segundo a administração municipal, a morte do bebê passou a ser investigada no dia 18 de março pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO) do estado de São Paulo.

O resultado positivo para dengue tipo 2 foi divulgado pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), no sábado (6), e confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), nesta quinta-feira (11).

A morte será investigada pelo Comitê de Mortalidade Materno-infantil da Secretaria de Saúde do Município, conforme acontece com todos os casos de óbitos de crianças até 2 anos.

Números da doença

Em Cubatão, segundo a administração municipal, foram registrados 32 casos confirmados de dengue no município, além de 322 descartados e 5 casos inconclusivos.

Em 2024, a Baixada Santista já contabilizou mais de 7.193 casos de dengue, além de 3.234 mil ocorrências que estão sob investigação até o momento. Outras 11 mortes suspeitas de dengue aguardam confirmação dos exames laboratoriais.