Foto: Divulgação

Com a presença de especialistas reconhecidos em todo o Brasil, o 3º Simpósio de Autismo da Baixada Santista ocorrerá entre os dias 22 e 24 de março, no auditório Cristal do Hotel Bourbon Santos, à Avenida Marehal Floriano Peixoto, n° 42, Gonzaga. Na oportunidade, o tema principal do fórum será “Atenção à Saúde Integral na Infância e Adolescência”.

Para o seminário, está prevista a participação de 26 palestrantes, que se dividirão nos dias do simpósio. Entre os destaques, está Elyse Matos, que é CEO do Ico Project, de Curitiba. Além dela, subirão ao palco, para falar ao público, o professor e especialista em psiquiatria Francisco Baptista Assumpção Junior e o psicólogo Antônio Celso de Noronha Goyos, que atua com análise do comportamento aplicada.

Organizadora do evento, a ativista e idealizadora do Instituto Chacur & Chacur – Educação e Diversidade, Ana Paula Chacur, cita qual é o objetivo do seminário. “A ideia central é refletir sobre como podemos melhorar os caminhos dentro da saúde pública e privada. Para isso, vamos propor reflexões a respeito de desafios, possibilidades e práticas acompanhamento e direitos de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista”, diz. Ela é mãe de Helena, uma autista de 14 anos, e Antônio, de 12, que possui Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Além disso, a idealizadora do projeto destaca a importância de trazer à discussão assuntos que vão além da psiquiatria. “Verificamos que existe necessidade de falar sobre saúde primária, complexidade na realização de exames simples e acesso a especialistas da endocrinologia, ginecologia, odontologia e outras”.

Organização

Os portões, no dia 22 de março, serão abertos para a plateia de 250 pessoas a partir das 15h, com programação até às 21h. Já no dia 23, as palestras terão início às 8 h e previsão de encerramento para as 19h. Por fim, no dia 24, o simpósio vai das 8 às 15 h.