Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O 38º ciclo do vitorioso programa Mais Médicos, do governo federal, vai disponibilizar 49 novos médicos para a rede pública de saúde da Baixada Santista e do Vale do Ribeira.

O Ministério da Saúde informou que o estado de São Paulo foi contemplado com 457 médicos selecionados no edital do programa. Do total, 35 atenderão a Baixada Santista e 14 o Vale do Ribeira.

O programa do governo Lula foi retomado em 2023, depois que Jair Bolsonaro o destruiu em 2019. A iniciativa tem como objetivo assegurar atendimento médico, principalmente, em regiões onde não há disponibilidade de ações, serviços e políticas de saúde.

Além disso, o programa permite que os profissionais tenham oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento em saúde da família e comunidade, com incentivos e benefícios para atuação em áreas vulneráveis.

Na Baixada Santista

O Ministério da Saúde informou, ainda, que oito cidades da Baixada Santista foram contempladas. Serão oito médicos em Praia Grande, sete em São Vicente, seis em Santos e Guarujá e cinco em Peruíbe. Itanhaém, Bertioga e Mongaguá receberão um profissional cada.

No Vale do Ribeira

No Vale do Ribeira, os profissionais serão distribuídos em cinco cidades: oito médicos para Registro, três para Apiaí e outros três em Itapirapuã Paulista, Juquiá e Miracatu, sendo um profissional para cada município.

No Brasil

O 38º ciclo do programa Mais Médicos disponibilizou, no Brasil todo, 3.177 vagas e recebeu 33.014 inscrições. Do total, 95% foram preenchidas por profissionais que possuem registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) do Brasil. Os 5% restantes das vagas foram preenchidos por brasileiros formados no exterior. Atualmente, 24.894 médicos e médicas atendem todo o país.