Fábio Rodrigues Alves de Abreu e Márcio Santos Teixeira - Foto: Divulgação

Os práticos Márcio Santos Teixeira e Fábio Rodrigues Alves de Abreu, que atuam em Santos e São Sebastião, conquistaram o “Prêmio IMO por Bravura Excepcional no Mar”, da Organização Marítima Internacional, considerado o mais importante do mundo no setor.

Indicados à premiação como representantes do Brasil, eles se destacaram ao evitar uma tragédia causada por condições climáticas extremas, durante operação no Terminal Almirante Barroso, no Porto de São Sebastião.

No dia 28 de abril de 2019, durante quase seis horas, Márcio e Fábio enfrentaram uma tempestade, com rajadas de mais de 130 km/hora, ondas de até 2 metros, chuva constante e, por isso, pouca visibilidade.

Mesmo nessas condições, eles precisaram fundear, em segurança, dois petroleiros carregados e atrelados um ao outro por cabos de aço.

À deriva

Os navios Rio 2016 e Milton Santos estavam à deriva no Canal de São Sebastião, levados pela força das correntes marítimas e rumando perigosamente para Ilhabela.

Além da dificuldade em manobrar os navios, os práticos ainda tiveram de socorrer um tripulante do Milton Santos em estado crítico, devido a problemas cardíacos.

A ação dos práticos salvou vidas e evitou graves danos a estruturas de cais e instalações de petróleo, o que poderia provocar um grande acidente ecológico, com derramamento de óleo.