A Santos Port Authority (SPA) começou no sábado (30) o serviço de dragagem de manutenção de berços de atracação no Porto de Santos, no âmbito do contrato com a empresa DTA Engenharia. Os trabalhos começaram pelos berços de atracação da Brasil Terminal Portuário (BTP), na margem direita do Porto.
Os trabalhos foram iniciados durante as “janelas” de operação (período entre a saída de um navio e a entrada de outro, quando o berço está livre), para permitir o mínimo de impacto nas atracações. O objetivo é manter o Porto funcionando enquanto os serviços de manutenção acontecem. Segundo o presidente da SPA, Fernando Biral, a obra será realizada de forma coordenada com a programação das embarcações, de forma que toda a logística aconteça sem interferências. “O novo ciclo de dragagem assegura pelos próximos 24 meses as condições de navegação e atracação para que os operadores portuários em Santos possam desempenhar com eficiência o seu importante papel na logística nacional”, afirma o presidente.
O contrato de manutenção com a DTA foi assinado em 8 de janeiro, mas estava sub judice. A liminar que impedia o início dos trabalhos foi cassada no dia 23 de abril e, no dia 29 de abril, foi assinada a ordem de serviço para a mobilização dos equipamentos de berços. O contrato é válido por 24 meses e visa a manutenção das profundidades do canal de navegação e berços de atracação do Porto de Santos.
A dragagem é um serviço realizado de forma contínua e ininterrupta. Devido às características do estuário santista, com assoreamento constante – agravado no período de outono e inverno -, é necessário garantir cotas mínimas para a navegação.