Mais uma rodada de pesquisa sobre o que diz o eleitorado de Santos em relação à disputa à prefeitura, entre Rogério Santos (Republicanos) e Rosana Valle (PL), foi divulgada nesta terça-feira (15). O segundo turno será no dia 27 de outubro.
De acordo com levantamento do Instituto Badra, no cenário estimulado, o atual prefeito recebeu 52,5% das intenções de voto contra 44% da deputada federal.
As pessoas que afirmaram que não votarão em ninguém, os brancos e nulos somaram 1,9% e os que não souberam responder, 1,6%.
O panorama não difere muito da pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas A Tribuna (Ipat), divulgada neste domingo (13). O resultado apontou a liderança de Rogério, com 52% das intenções de voto, seguido por Rosana, com 42,3%.
Os dois levantamentos mostram uma tendência. Um fator desequilibra as porcentagens em relação ao primeiro turno, realizado no dia 6 de outubro, que apontou 43,29% dos votos válidos para o atual prefeito e 42,7% para a deputada: a preferência para o segundo turno dos eleitores da vereadora Telma de Souza (PT), terceira colocada.
O Ipat diagnosticou que 80,6% dos eleitores de Telma declararam que votarão em Rogério Santos, e apenas 9,2%, em Rosana Valle.
O Instituto Badra ratificou a inclinação do eleitorado, concluindo que Rogério é o principal beneficiado em relação aos votos destinados, no primeiro turno, tanto a Telma quanto a Nando Pinheiro (Avante).
Dados da pesquisa
A pesquisa do Instituto Barda está registrada na Justiça Eleitoral sob o número 02458/2024. O levantamento ouviu 3 mil moradores de Santos, nos dias 9, 10 e 11 de outubro, na exata proporção de eleitores das zonas 118, 272 e 273.
A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.