O Partido Democrático Trabalhista (PDT) apoiará a pré-candidatura de Telma de Souza (PT) na disputa à prefeitura de Santos. O anúncio foi tornado público na tarde de domingo (3), durante evento pedetista no Clube dos Empregados da Petrobras, com a presença de cerca de 100 filiados da sigla no município.
Ao anunciar o apoio a Telma, o médico Márcio Aurélio Soares, presidente da legenda em Santos e que concorreu à prefeitura em 2020, deu uma rosa à vereadora como símbolo do compromisso com a pré-candidatura petista.
A rosa vermelha é identificada como um símbolo socialista desde a década de 1910. A identidade visual do PDT desde 1979, na sua pré-fundação, é uma rosa segurada por um punho fechado, que representa os valores humanísticos e democráticos. Para combinar com o gesto, então, Telma afirmou que a tarefa é grandiosa, mas que sua pré-candidatura estava à altura dela, porque já a fez antes e a iria fazê-la de novo.
Apoios
Assim, a pré-candidatura de Telma já tem o apoio declarado também do PCdoB, que integra a Federação Brasil da Esperança, com o próprio PT e o PV. Além disso, conversas com a federação PSOL-Rede já estão adiantadas. E o apoio a Telma deverá ter um anúncio em evento previsto para o próximo dia 13.