Divulgação/SPA

O Ministério da Infraestrutura formalizou a indicação de Fernando Biral como diretor-presidente da Santos Port Authority (SPA), em ofício encaminhado nesta terça-feira (28/04) ao Comitê de Elegibilidade da Companhia que administra o Porto de Santos, após análise feita pela Casa Civil.

O executivo, que é diretor de Administração e Finanças da SPA, assumiu a presidência do Porto de Santos como interino após o pedido de desligamento do engenheiro naval Casemiro Tércio Carvalho, na última sexta-feira (24/04).

“Estamos efetivando o nome de um gestor técnico para dar continuidade à política do governo federal de transformação e profissionalização do setor de portos. O Porto de Santos seguirá com uma gestão focada em eficiência, transparência e profissionalismo”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Segundo Biral, o foco é aumentar a eficiência e a sustentabilidade da Companhia para mantê-la lucrativa e prepará-la para a máxima geração de valor no processo de desestatização. “O desafio é grande, pois temos compromissos importantes que demandam grande esforço de caixa, entre os quais o saneamento do fundo de pensão Portus, o Plano de Incentivo ao Desligamento Voluntário e a contratação do serviço da dragagem de manutenção. Mas o projeto é robusto e, com a virada operacional e financeira realizada neste primeiro ano, trilhamos grande parte do caminho para conquistar a confiança do investidor e da comunidade”, disse Biral, destacando a necessidade de a Companhia depender cada vez menos de recursos públicos para realizar os investimentos necessários à operação e modernização do Porto de Santos.

Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Biral especializou-se em Finanças, sendo certificado como CFA® Charterholder. Tem experiência como diretor e consultor financeiro de várias companhias em sua carreira iniciada em 1994. Atuou em diversas empresas do setor financeiro e, como diretor de projetos, foi responsável por mais de 20 projetos para organizações como Embratel, Petrobras, Banco do Brasil, Vale, Grupo Pão de Açúcar, Minerva Foods, Gafisa, entre outras. O executivo é docente da FIA-USP, no curso de pós-graduação Latu Sensu, na área de Recuperação Judicial.

Biral ingressou na SPA em abril de 2019. Teve como missão otimizar o programa de investimentos da empresa. Entre as ações que liderou, destacam-se a reversão do prejuízo de R$ 468 milhões (2018) em lucro líquido de R$ 87,3 milhões (2019); o aumento da geração de caixa; o Plano de Incentivo ao Desligamento Voluntário; e o equacionamento do déficit histórico do Portus, com a garantia do recebimento dos benefícios por milhares de famílias.