Foto: Reprodução

No desdobramento de uma operação que visa combater o crime organizado, o Tribunal de Justiça de São Paulo condenou Cristiane Forssel Ferrara Fomin, mais conhecida como Cris Forssell, a mais de sete anos de prisão em regime fechado. A sentença foi estabelecida pela 1ª Vara da Comarca de Orlândia, no interior de São Paulo, onde transcorreram as investigações.

Cris Forssell, empresária e ex-candidata à prefeitura de Itanhaém em 2020 pelo partido Podemos, foi considerada parte de um esquema fraudulento que envolvia empresas do setor de confecção de uniformes e fornecimento de material escolar, causando prejuízos milionários aos cofres públicos. Ela e outras 13 pessoas foram sentenciadas, após uma extensa investigação conduzida pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

A ação, denominada Operação Dólos, teve início após a Operação Loki, em setembro de 2019, desvendando uma série de ramificações que levaram as autoridades até Itanhaém e Praia Grande, no Litoral de São Paulo. Através de quebra de sigilo de e-mails e apreensões de dispositivos eletrônicos e documentos, as investigações revelaram um esquema de fraude em licitações que envolviam contratos superiores a R$ 40 milhões.

Durante o processo, 24 testemunhas foram ouvidas, corroborando as evidências contra os envolvidos. A decisão do juiz responsável pelo caso afirmou que a organização criminosa foi responsável por um substancial prejuízo aos cofres públicos, tanto no interior quanto no litoral do Estado.

A pena de Cristiane Forssel foi agravada por dois fatores: sua participação como membro do núcleo de comando da organização criminosa e o uso de um funcionário público durante o esquema fraudulento. Ela foi condenada a 7 anos, um mês e dez dias de prisão em regime fechado. No entanto, Forssel e os outros acusados ainda têm o direito de recorrer da decisão.

Empresária diz que vai recorrer

Procurada para comentar sobre a sentença, Cris Forssel enviou um vídeo à TV Tribuna, reafirmando sua pré-candidatura à prefeitura de Itanhaém e sua intenção de recorrer à Justiça. Ela expressou indignação com a sentença e afirmou que continuará lutando, confiante de que poderá reformar a decisão no tribunal.

“Estou aqui para agradecer a cada um que me mandou mensagem de apoio. Continuo pré-candidata e até o fim, vou mais forte do que nunca. Tranquilize o seu coração, porque o meu coração e a minha consciência estão em paz”, disse Forssel em sua mensagem.