As eleições 2020 ainda não despertaram a atenção e o envolvimento da grande maioria da população santista, a menos de dois meses do primeiro turno.
De acordo com levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas A Tribuna (Ipat), divulgado neste domingo (20), 81,4% das pessoas consultadas não sabem em quem votar para prefeito, entre os 16 candidatos. O número se refere à pesquisa espontânea, quando o leitor menciona um nome sem interferência do entrevistador.
O cenário se altera um pouco na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor. Neste caso, 46,8% estão indecisos, número também elevado faltando pouco tempo para o pleito.
Entre os candidatos, foi registrado um triplo empate técnico na estimulada. Rogério Santos (PSDB) aparece com 11,1% da preferência, seguido por Vicente Cascione (Pros), com 10,9%, e Antônio Carlos Banha (MDB), com 7,5%.
A diferença está dentro da margem de erro, que é de até 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Os demais candidatos citados são: João Vilella (Novo), 1,9%; Douglas Martins (PT) e Delegado Romano (DC), ambos com 1,6%; Bayard Umbuzeiro (PTB) e Guilherme Prado (PSOL), com 1%; Ivan Sartori (PSD), 0,9%; Tanah Corrêa (Cidadania), 08%; Marcelo Coelho (PRTB) e Thiago Andrade (PCdoB), 0,5%.
Não foram citados Moysés Fernandes (PV), Luiz Xavier (PSTU), Márcio Aurélio Soares (PDT) e Carlos Paz (Avante).
Na pesquisa espontânea, o atual prefeito, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), mesmo não sendo candidato, lidera, com 3,1%, seguido por Rogério Santos (PSDB), 3%; Antônio Carlos Banha (MDB), 2,1%; Vicente Cascione (Pros), 1%; Professor Kenny Mendes (PP, desistiu na candidatura), 08%; João Vilella (Novo), 0,4%; João Paulo Papa (PSDB, não é candidato), 0,3%.
Em seguida, aparecem vários nomes, todos com 0,1% da preferência: Douglas Martins (PT), Fabrício (Podemos, não é candidato), Ivan Sartori (PSD), Lella, Marcelo Coelho (PRTB), Márcio Aurélio Soares (PDT), Roberto, Rosana Valle (PSB, não é candidata) e Thiago Andrade (PCdoB).
Para vereador
O panorama não se altera em relação à eleição para vereador em Santos. Do total de entrevistados, 66,7% não sabem ainda em quem votar e 13,3% declararam que irão anular ou votar em branco.
Entre os citados, somente três nomes aparecem com 1% ou mais: Sérgio Santana (PL) recebeu 1,4%, Kenny Mendes (PP), 1,1%, e Lincoln Reis (PL), 1%. Os demais têm menos de 1% das intenções de voto.
O Ipat entrevistou 800 pessoas, nos dias 15 e 16 de setembro. O nível de confiança do levantamento, registrado na Justiça Eleitoral com o número SP-02729/2020, é de 95%.