Débora Camilo - Foto: Reprodução/Facebook

Diante da prisão do ex-ministro da Educação, o santista Milton Ribeiro, a vereadora Débora Camilo (PSOL) tomou a iniciativa de protocolar, na Câmara Municipal, novo projeto para pedir a revogação do título de “Cidadão Santista” concedido ao pastor, no final de 2020.

“A Câmara de Municipal de Santos perdeu a oportunidade de fazer justiça. O ex-ministro Milton Ribeira fez declarações homofóbicas, capacitistas e agora foi preso acusado de participar de um esquema de corrupção envolvendo dinheiro que deveria ser destinado para educação pública. É uma vergonha para a cidade que o título de ‘Cidadão Santista’ tenha sido mantido”, declarou Débora.

“Reapresentamos o projeto com novas justificativas e vamos seguir lutando pela cassação desse título”, acrescentou a vereadora.

Vereadora já havia tentado revogar o título

Em junho de 2021, Débora já tinha tentado a revogação da honraria, com base em depoimentos homofóbicos do então ministro.

Segundo a parlamentar, Ribeiro “manchou qualquer homenagem que pudesse ser prestada a ele, quando atacou a comunidade LGBTQIA+. As alegações do ministro desrespeitam os diretos humanos e fazem coro com o preconceito arraigado na nossa sociedade e que vitima milhares de pessoas no nosso país e no mundo”, relatou à época.

O título de “Cidadão Santista” a Milton Ribeiro foi concedido em dezembro de 2020, em indicação do ex-vereador Hugo Duppre (Republicanos).

O título é ofertado a várias personalidades que, de alguma forma, contribuíram para o crescimento e desenvolvimento da cidade, o que não é o caso do ex-ministro de Jair Bolsonaro.