Divulgação/SPA

Depois da formalização pelo Ministério da Infraestrutura da indicação de Fernando Biral como diretor-presidente da Santos Port Authority (SPA), o Conselho de Administração (Consad), do Porto de Santos, aprovou, nesta quinta-feira, o nome de Biral para o cargo. Ele substitui Casemiro Tércio Carvalho, que pediu desligamento na última sexta-feira. As informações são de Brasília. Procurada, a assessoria de imprensa da SPA confirmou a informação às 19h25. A Reportagem do Folha Santista apurou que, em breve, outras mudanças vão ocorrer na SPA (ex-Codesp).

“Vamos cumprir o compromisso com foco em eficiência, profissionalismo e transparência. O projeto é robusto e, com a virada operacional e financeira realizada neste primeiro ano, trilhamos grande parte do caminho para conquistar a confiança do investidor e da comunidade”, disse o presidente empossado.

Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Biral especializou-se em Finanças, sendo certificado como CFA® Charterholder. Tem experiência como diretor e consultor financeiro de várias companhias em sua carreira iniciada em 1994. Atuou em diversas empresas do setor financeiro e, como diretor de projetos, foi responsável por mais de 20 projetos para organizações como Embratel, Petrobras, Banco do Brasil, Vale, Grupo Pão de Açúcar, Minerva Foods, Gafisa, entre outras. O executivo é docente da FIA-USP, no curso de pós-graduação Latu Sensu, na área de Recuperação Judicial.

Biral ingressou na SPA em abril de 2019. Teve como missão otimizar o programa de investimentos da empresa. Entre as ações que liderou, destacam-se a reversão do prejuízo de R$ 468 milhões (2018) em lucro líquido de R$ 87,3 milhões (2019); o aumento da geração de caixa; o Plano de Incentivo ao Desligamento Voluntário; e o equacionamento do déficit histórico do Portus, com a garantia do recebimento dos benefícios por milhares de famílias.

Matéria atualizada às 19h30 de 30/04