Santos vai receber, de 21 a 23 de maio, o XXIV Seminário Internacional do Café. A novidade desta edição é que será um evento sustentável.
De acordo com a organização, o encontro, que será realizado no Blue Med Convention Center, em Santos, vai medir todas as emissões de carbono relacionadas ao evento e vai preparar compensações ao meio ambiente.
Além disso, a estrutura está sendo preparada para reduzir a geração de resíduos sólidos e destinar o lixo corretamente.
Conforme Carlos Santana Júnior, vice-presidente da Associação Comercial de Santos (ACS), a organização do evento adotou as melhores práticas internacionais de ESG e aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Um dos aspectos que serão avaliados é o consumo de combustível utilizado por cada participante para chegar ao evento. Santana também afirmou que até mesmo o consumo de energia elétrica das hospedagens será contabilizado.
O presidente da ACS, organizadora do evento, Mauro Sammarco, destacou que a estrutura montada para o seminário visa não gerar resíduos que possam agredir o meio ambiente.
Após coletar os dados relacionados à emissão de poluentes, a organização vai estudar as melhores formas de compensação ambiental, como plantio de novas árvores, investimento em iniciativas de desenvolvimento comunitário que promovam a resiliência às mudanças climáticas e redução de emissões locais ou financiamento de práticas agrícolas que reduzem as emissões de gases de efeito estufa.
O evento
As inscrições para o XXIV Seminário Internacional do Café estão abertas e podem ser feitas no link do site, onde é possível conferir mais detalhes sobre a programação.
O 24º Seminário Internacional do Café é organizado pela ACS e tem patrocínio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil ), MSC, Stonex, Serasa Experian, Nucoffee, Agridrones e Cooxupé.