Reprodução/Clube XV

Perto de completar 151 anos, o Clube XV, em frente à praia, no Canal 3, vai a leilão no dia 19 de junho. O motivo é uma dívida de perto de R$ 16 milhões de condomínio multas, impostos e taxas que não foram pagos, desde 2001. A atual diretoria está tentando um acordo para evitar o fim do clube. O patrimônio está avaliado em R$ 21 milhões.

Atualmente com perto de 80 sócios adimplentes, o Clube XV sempre foi um marco na sociedade santista, em razão das diversas atividades sociais que organizava. Até 2001, ocupava um prédio clássico que foi colocado abaixo para a construção de um hotel, um flat, um centro de negócios. As instalações passaram a ocupar os quarto e quinto andares do novo prédio.

Antiga sede do Clube XV que foi demolida- Reprodução/Arquitetura Brutalista

O presidente do XV Gilberto Ruas garantiu que estão tentando evitar o leilão. ação já transitou em julgado, ou seja, não cabe mais recurso e foi proposta pelo condomínio do prédio que ocupam. “Quando passamos para o novo prédio, em 2001, a diretoria de então assinou um contrato que estipulava que o XV só pagaria condomínio das áreas que o beneficiasse. ´´E uma interpretação dúbia e que fez com que o condomínio depois acionasse o clube”, disse Ruas.

O presidente lembrou que tem evitado falar sobre o leilão e que os advogados vêm tentando encontrar uma alternativa para que o clube não seja leiloado e desapareça. “Estamos buscando uma solução para adiar o leilão ou mesmo para evitar que aconteça. Podemos fazer uma parceria com o condomínio das nossas áreas. Estamos tentando resolver.

Ruas ressaltou que o Clube XV vive hoje de locação de espaços dentro das suas instalações. “Alugamos para academia, restaurante e lojas. Assim que mantemos a estrutura”.

História
Fundado em 12 de junho de 1869, o clube surgiu do desentendimento de um grupo de sócios da antiga Sociedade Carnavalesca Santista. Reunindo-se na casa de Antônio Pinho Brandão, foi decidida a fundação nos estilo do que acabavam de abandonar. Decidiram chamar a nova entidade de Clube XV em razão do número de fundadores presentes. Poderia ter sido chamado de Clube dos XV, mas foi descartado, pois parecia uma restrição.

Os fundadores foram: Adolfo Millon, Alberto Bittencourt, Antônio Alves da Silva, Antônio Freire Henriques, Antônio de Pinho Brandão, Benedito Aires da Silva, Bernardino Bernardo Pereira, Bernardo Martins dos Santos, Eugênio de Oliveira, Isaías Mariano de Andrade, João da Luz Pimenta, João Moreira de Sampaio, Joaquim Otaviano da Silva, José Marques de Carvalho e Raimundo Gonçalves Corvelo.

O clube sempre procurou uma posição de destaque nas atividades carnavalescas e nos atividades sociais, em 1870 não houve comemoração carnavalesca, em razão à epidemia de febre amarela que atingia Santos e ao final da Guerra do Paraguai, que constituíam os principais motivos de perturbação da população santista. Já em 1871 participou das festividades carnavalescas, competindo a Sociedade Carnavalesca Santista (a banda de música do Clube XV executava o hino carnavalesco, composto pelo maestro Wanckegine) saindo da sua sede social, situada, na época, na Rua Áurea, 152 (N.E.: atual Rua General Câmara). O clube cresceu com o desenvolvimento agrícola e industrial de Santos.

Confira os bens que serão leiloados:

Uma unidade autônoma identificada como unidade nº 401, com entrada pela avenida Dr. Washington Luís, nº 565, localizada em parte do pavimento térreo , 5º pavimento (intermediário-técnico 1), 6º pavimento, e com áreas técnicas no subsolo, destinadas ao uso de academia, clube ou outra atividade social ou esportiva, integrante do Condomínio Clube XV Hotel, Flats & Centro de Negócios, contendo 2 escadarias com suas respectivas antecâmara e dutos; 5 elevadores e suas respectivas casas de máquinas, as cabinas, portas e acessórios dos elevadores; no subsolo 1 depósito na projeção de sua caixa de escada; no pavimento térreo de 1 hall de entrada social, 2 halls de serviço, 1 depósito; 1 sanitário, 1 lava pés com chuveiro para banhistas e 1 depósito de lixo; no 4º pavimento de hall de circulação; 1 escada interna de acesso ao 5º pavimento; 2 halls de elevadores; 1 restaurante/piano-bar com terraço coberto e antecâmara; 1 sala de tv e estar, 1 salão de carteado, 1 bar, 1 salão de snooker, 1 salão de tênis de mesa, 1 biblioteca/galeria/espaço multimídia, 1 auditório com foyer e depósito para equipamento; 1 cozinha de apoio; 2 sanitários para funcionários; 2 sanitários sociais; 1 sala de administração/secretária com lavabo; recepção da Diretoria/Presidência com lavabo, 1 sala da
Diretoria, 1 sala da presidência; 1 sala de reuniões, 1 terraço coberto, 1 hall de serviço; 1 almoxarifado; 1 recepção de apoio; 2 vestiários para funcionários; 2 vestiários sociais; uma quadra de squash; 1 sala de ginástica; 1 sala de spinning e 1 sala de judô; no 5º pavimento (intermediário técnico1) hall de circulação; 1 escada de acesso ao 6º pavimento; 2 halls dos elevadores; 1 restaurante; 1 cozinha com antecâmara; 1 bar/café; 1 sanitários; hall de serviço; 1 enfermaria/exame médico; 1 recepção de apoio; 2 sanitários; 2 vestiários sociais; 2 saunas com área de descanso e massagem; 1 guarita de controle de acesso às piscinas; 2 lava-pés; 1 piscina descoberta com deck e terraço descoberto, 1 piscina infantil descoberta com solarium e área descoberta; 1 piscina de hidroginástica e 1 almoxarifado. Confrontando, no pavimento térreo, de quem da Avenida Dr. Washington Luís olha para o prédio, pela frente com a área de circulação e com a recepção e restaurante do hotel e sala de gerência dos escritórios; pela direita com a rampa de acesso de veículos ao estacionamento nos pavimentos superiores; pela esquerda com a sala da gerência, hall e poços dos elevadores dos escritórios; e nos fundos com a área de circulação externa fronteiriça à Rua Pindorama. Confronta, ainda no térreo, de quem da Avenida Dr. Washington Luís olha para o prédio, pela frente com o hall de entrada e poços dos elevadores do flat e com a área de manutenção do condomínio; pela direita com a escadaria e poços dos elevadores do flat e com a área de carga/descarga do condomínio; pela esquerda com a escada de manobristas; e pelos fundos com a área de circulação externa fronteiriça À Rua Pindorama. No 4º e no 5º pavimento intermediário (técnico 1), confronta de quem da Avenida Dr. Washington Luís olha para o prédio, pela frente com a área de recuo fronteiriça à Avenida Dr. Washington Luís, escadaria, antecâmara e poços dos elevadores do hotel, à direita com a projeção da área coberta da loja 1, fronteiriça à Avenida Vicente de Carvalho; do lado esquerdo com a área de recuo fronteiriça à Rua Dr. Lincoln Feliciano; e nos fundos com a área de recuo fronteiriça à Rua Pindorama, escadaria, antecâmara e poços de elevadores dos escritórios e escada, antecâmara e poços de elevadores do flat, com a área útil de 3.233,460m², área comum de 3.425,633m² e área total de 6.659,093m², correspondendo-lhe uma fração ideal de 17,3236% ou 625,468m² do terreno e demais coisas de uso comum a todos os condôminos. Matrícula nº 91.933 2º CRI de Santos/SP.