Foto: Alejandro Polanco/Wikimedia Commons

Por Júlia Motta

A rede de supermercados popular Dia anunciou que vaifechar centenas de lojas pelo país e concentrar suas operações somente no estado de São Paulo. Serão 343 lojas e 3 centros de distribuição fechados pelo grupo espanhol que atua há 23 anos no Brasil.

Entenda o motivo

O principal motivo para o fechamento das lojas é a tentativa de se restabelecer financeiramente no país depois de uma sequência de resultados negativos. De acordo com o comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários espanhola, essa é a medida mais imediata aprovada pelo conselho de administração da rede.

De acordo com diretor financeiro do grupo, Guillaume Marie Didier, as lojas fechadas são de “baixo desempenho”. Em 2023, o Grupo Dia registrou um prejuízo de 30 milhões de euros, o que até significou uma melhoria em relação a 2022, quando o prejuízo foi de 124 milhões de euros.

Quantas lojas do Dia vão permanecer abertas?

O Grupo Dia vai se concentrar em suas filiais em São Paulo, onde tem 244 lojas. A escolha do estado se justifica na maior rentabilidade e na concentração de lojas que permite capitalizar a rede logística e a redução de custos, segundo o diretor financeiro.