Foto: Reprodução/Twitter

Por Alice Andersen

Tempestades perigosas com ventos potencialmente devastadores atingiram partes do Centro-Oeste de Chicago na noite desta segunda-feira (15), após uma série de tempestades severas já terem causado estragos na noite de domingo (14) na mesma região. O Centro de Previsão de Tempestades do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) do estado americano elevou o risco de tempestades severas para a zona de Moline, Illinois, incluindo a capital, para Nível 4 de 5.

Dois tornados foram registrados perto da cidade de Des Moines, em Iowa, e outro nas proximidades do Aeroporto O’Hare, em Chicago, por volta das 22h. O Serviço Meteorológico Nacional confirmou que um tornado também tocou o solo perto de Sugar Grove, a cerca de 64 km a oeste de Chicago, e relatou que até 10 tornados podem ter tocado o solo metropolitano.

De acordo com o jornal The Washington Post, até mesmo a equipe do escritório da agência em Chicago teve que se abrigar temporariamente de um tornado. Moradores compartilharam imagens da tempestade sobre Chicago nas redes sociais na madrugada desta terça (16).

Os alertas e avisos de tornado que afetavam 13 milhões de pessoas em Illinois, Indiana e Wisconsin foram cancelados por volta da 1h da manhã de terça-feira (16). No entanto, partes de Illinois permaneceram sob alerta de inundação repentina até as 4h da manhã de terça, após fortes tempestades.
Foto: Reprodução/Twitter
Um alerta de tempestade severa estava em vigor até 23h para o centro e leste de Iowa, noroeste de Illinois, nordeste de Missouri e sudoeste de Wisconsin. O alerta previa a possibilidade de rajadas de vento fortes e generalizadas, granizo grande e “um ou dois tornados”