As imagens são impressionantes. O Twitter amanheceu abarrotado de vídeos e relatos devastadores do ciclone extratropical que chegou na madrugada desta quinta-feira (13), ao Sul do país. O estado do Rio Grande do Sul teve 343 dos seus 497 municípios atingidos. Parte das cidades de Santa Catarina ainda está sob alerta vermelho da Defesa Civil.
Ao todo, o ciclone deixa em alerta 69% dos municípios gaúchos e 25% dos catarinenses. O aviso é do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
O Sudeste, inclusive a Baixada Santista, também foi atingido. Praticamente todas as cidades da região sofreram com os ventos fortíssimos que castigaram os municípios. A força das rajadas provocou uma série de estragos e assustou moradores.
Confira os vídeos:
#ciclone devido ao ciclone se formou uma queimada na orla da Mirim, em Praia Grande.
Agora começou a chover, ou seja, vai piorar mais ainda as rajadas de ventos. pic.twitter.com/As5V5EzmOC— Guilherme Costa (@guilhermec1914) July 13, 2023
Pelotas-RS #ciclone pic.twitter.com/GpZktBina6
— Renato (@lutzrenatoo) July 13, 2023
🔴 AGORA | Vento extremamente forte pelo ciclone agora em Rio Grande, no Sul gaúcho. Parte da cidade está às escuras. Vídeo de Sandro Martins. pic.twitter.com/y4dcGlmEKj
— MetSul Meteorologia (@metsul) July 13, 2023
Porto Alegre ciclone, alagou perto do Sport Clube internacional pic.twitter.com/MIX9lvYU0q
— Malu (@Marialuiza7079) July 12, 2023
🚨AGORA: Ciclone atinge Chapecó (SC). Homem que estava em moto é arrastado pela ventania. pic.twitter.com/lfqZxNGYLP
— CHOQUEI (@choquei) July 13, 2023