Baleia encontrada na Praia de Pernambuco - Foto: Arquivo Pessoal/Luiz Torres

Somente nesta semana, três baleias apareceram mortas na faixa de areia do litoral. Na Praia de Pernambuco, em Guarujá, uma baleia-de-bryde (Balaenoptera edeni) adulta fêmea, espécie rara do animal, apareceu encalhada, nesta quinta-feira (1).

Com aproximadamente nove toneladas e 14 metros de comprimento, a baleia estava em avançado estado de decomposição, como é possível observar em vídeo divulgado pela página Guarujá News.

O animal estava abaixo do peso, o que significa possíveis problemas em seu estado de saúde. Uma análise mais aprofundada de amostras já colhidas vai determinar a real causa da morte.

Conforme informações do Instituto Gremar, equipes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), do Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha, foram acionadas sobre a ocorrência.

Depois de concluída a autópsia, a baleia deverá ser enterrada em um terreno público para que o esqueleto seja usado em futuras pesquisas.

O animal encontrado no Guarujá é da espécie baleia-de-bryde – Foto: Arquivo Pessoal/Rodrigo Nattan

Em Ilhabela

Na segunda-feira (28), um filhote de Jubarte (Megaptera novaeangliae) havia sido encontrado na Praia do Jabaquara, em Ilhabela. A ocorrência foi atendida pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

O animal foi transportado para a Praia da Armação e uma equipe de veterinários realizou a necropsia. O filhote foi enterrado na praia, com o apoio da prefeitura de Ilhabela.

Em Ubatuba

Também na segunda-feira (28), a equipe PMP-BS foi acionada novamente sobre a ocorrência de uma baleia morta, em estado bem avançado de decomposição, boiando na altura da Praia da Almada, em Ubatuba. 

Em consequência do estado do animal, não foi possível identificar qual a sua espécie. A baleia foi transferida para a Praia do Prumirim, para que pudesse ser realizada uma avaliação detalhada. 

https://www.facebook.com/473520266136060/videos/1617747975065066