Uma cobra foi encontrada na manhã desta segunda-feira (5), na faixa de areia no bairro José Menino, no Canal 1, em Santos, próximo ao Emissário Submarino. Uma testemunha reclamou que os salva-vidas do local não se movimentaram para proteger os banhistas e resgatar o animal, que acabou sendo devolvido ao mar pela população. Veja o vídeo.
Créditos: Katia Majeau
A aposentada Katia Majeau costuma frequentar a praia todas as manhãs, mas diz que essa foi a primeira vez que viu uma cobra tão próxima dos banhistas. Ela viu um rapaz, em frente aos guarda-vidas, tentando empurrar o animal de forma improvisada com um pedaço de madeira. “Quando eu vi fui perguntar o que era, e era uma cobra. Um rapaz que estava dentro do mar veio e quase pisou nela. Eu ainda falei, ‘cuidado, tem uma cobra aí’, e ele se afastou”.
Mas, além da presença da cobra, o que chamou a atenção da aposentada foi a falta de atitude dos guarda-vidas. “Não fizeram absolutamente nada. Tinha um guarda-vidas sentado no cadeirão só olhando o rapaz levando a cobra para a água. O certo seria chamar uma equipe do Corpo de Bombeiros, penso. O pessoal vem, recolhe, coloca em uma caixa e solta em um lugar seguro para que ninguém se machuque”.
Ao questionar o profissional, ela disse ter recebido uma resposta descabida. “Ele me perguntou: ‘Ué, mas você gostaria que fossem na sua casa e te tirassem do seu habitat natural?’ Eu fiquei muito chateada com tanta irresponsabilidade, além do perigo de alguém vir para a praia e se ferir”.
Outros casos
Esse é o terceiro caso envolvendo o aparecimento de cobras nas praias de Santos em 2024. O primeiro foi em 14 de janeiro, quando uma jararaca, considerada venenosa, foi vista na Praia da Pompeia, próximo ao Posto 2. O animal foi encontrado por um surfista.
Já o segundo animal foi visto na Praia da Aparecida, entre os canais 5 e 6, apenas quatro dias depois. Ele estava bastante agitado e tentava atacar os banhistas. No entanto, antes de ser capturado, conseguiu fugir.
Com informações de A Tribuna.