O afogamento aconteceu na Praia da Enseada, no Guarujá - Foto: Divulgação/PMG

Duas pessoas foram resgatadas pelos guarda vidas do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), na tarde do último sábado (27), na Praia da Enseada, no Guarujá.

De acordo com informações do GBMar, dois guarda vidas avistaram o grupo sendo arrastado pela corrente de retorno e, prontamente, entraram no mar para ajudá-los.

Ao mesmo tempo, um Bote de Salvamento, com a presença de um cabo e um soldado, efetuava patrulhamento preventivo pelas praias do município, perto da região da Enseada.

Na oportunidade, eles encontraram um dos guardas com as duas vítimas, sendo uma feminina, sem grau de afogamento, e a outra masculina, em Grau 6 de afogamento.

Após realizadas as manobras para a colocação das vítimas para o interior do bote, foi constatado parada cardiorrespiratória em uma delas.

Assim, iniciou-se um processo de manobra de Reanimação Cardiopulmonar (RCP), na própria embarcação rígida, até a chegada na areia.

Em terra firme, os bombeiros mantiveram os procedimentos até o banhista retornar com a respiração e os batimentos voluntários.

Conforme o GBMar, a vítima foi identificada como Mateus, de 21 anos, morador da cidade de Mauá, de São Paulo. Ele foi transportado para a UPA Enseada onde foi atendido pela equipe médica e teve o quadro de PCR revertido.