Santos entrou em estado de alerta. O Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações da cidade e a Marinha fizeram previsões de ressaca intensa e ondas que podem chegar a 4 metros de altura na noite desta terça-feira (13). A previsão vale para todo o litoral de São Paulo.
De acordo com as projeções, é esperado que a ressaca eleve o nível do mar a 1,4 metro na Baía de Santos e a 1,7 metro no interior do canal.
A prefeitura santista informou que, se as previsões se confirmarem, alagamentos pontuais podem ser registrados nos períodos de marés. Além disso, estruturas urbanas localizadas na costa de Santos poderão sofrer impactos por causa da força do mar.
Equipes de urgência urbana da prefeitura e a Defesa Civil de Santos já foram acionadas e estão de sobreaviso. A navegação pode ser prejudicada e a ressaca deve durar mais tempo do que o previsto.
“Neste período, o recomendado à população é que evite qualquer atividade náutica durante a ressaca, assim como em baixas temperaturas, que é importante se manter agasalhada e nos quais pedimos atenção especial às pessoas mais vulneráveis, como idosos e crianças”, aconselhou o coordenador da Defesa Civil de Santos, Daniel Onias, em nota.
Até que dia as ondas altas serão registradas
A administração municipal informou, também, que o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta acredita que o mar ficará agitado com ondas variando entre 2,1 e 3,8 metros entre os dias 13 e 15 de agosto.