Foto: Anderson Bianchi/PMS

Após três anos de reuniões, palestras, workshops e consulta pública, a Secretaria de Meio Ambiente concluiu o Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA Santos) que pode ser consultado no endereço https://www.santos.sp.gov.br/static/files_www/Donwloads/promea/promea_2ed.pdf.

A próxima etapa é transformar o ProMEA em lei. Nesse sentido, o texto está sendo analisado pela Procuradoria do Município, para posterior envio à Câmara Legislativa.

Foram três anos de debates para sua construção coletiva com a participação do poder público, da universidade e da sociedade, sob coordenação da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM).

O objetivo do programa, construído coletivamente, com a participação da sociedade, ONGs e Universidades, sob coordenação da SEMAM, é mobilizar a sociedade em torno da Educação Ambiental, de forma a torná-la cada vez mais presente no cotidiano dos cidadãos santistas.

Para isso, o ProMEA fornece o embasamento teórico e prático para a integração dos educadores ambientais do ensino formal (escolas), não formal (Centros de Educação Ambiental, como o Aquário, Jardim Botânico e Orquidário) e informal (eventos de cunho ambiental, cidadão e comunidades).

Com o programa, o Poder Público fomenta a participação ativa da sociedade nas práticas sustentáveis e na defesa do meio ambiente, visando a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental, tendo como objetivo a construção de uma sociedade mais sustentável.

O documento passa a integrar a gestão pública, de acordo com a Política e o Programa Nacional de Educação Ambiental, auxiliando na formação continuada dos educadores ambientais e promovendo a participação de toda a sociedade.

Para a coordenadora dos trabalhos, a bióloga e analista ambiental da SEMAM, Claudia Cristina Giglio Brito, foi um processo rico em debates, que resultou em caminhos para o fortalecimento das políticas públicas de educação ambiental.

“Fizemos um diagnóstico situacional estratégico para identificar as prioridades de atuação com a participação de quem mora ou atua em Santos, possibilitando que as ações de Educação Ambiental sejam direcionadas aos problemas socioambientais locais, dentro de uma perspectiva regional e global, pois para o ambiente não existem fronteiras físicas”, explica.

“Temos, por exemplo, unidades de conservação pertencentes ao Bioma da Mata Atlântica, além de todo o ecossistema marinho, o que aumenta nossa responsabilidade na construção de uma sociedade sustentável”, salienta

Participação
A presente versão foi construída por meio da integração entre o Poder Público, a Academia e a sociedade, fomentando o diálogo e a cooperação entre todos os atores da Educação Ambiental de Santos, contando com a participação das demais secretarias e instituições que compõem a Comissão de Educação Ambiental da Prefeitura de Santos (CISEA) e a Comissão Interinstitucional Municipal de Educação Ambiental (CIMEA).

A primeira versão foi lançada em 11 de fevereiro de 2020, e submetido à consulta pública por um período de 30 dias, para recebimento de comentários e sugestões, cujas contribuições consolidaram o texto final, apresentado nesta segunda edição do ProMEA Santos.