O grupo foi resgatado e multado por entrar em uma área de conservação ambiental - Créditos: Fundação Florestal/Divulgação

Quatro pessoas foram resgatadas após se perderem em uma trilha que realizavam de forma irregular em uma área de conservação ambiental em Bertioga. O grupo foi encontrado na região da Torre 47, no Parque Estadual da Serra do Mar (Pesm) e será multado.

A Fundação Florestal informou que realizou uma operação conjunta após um chamado do Corpo de Bombeiros para localizar desaparecidos próximos à Torre 53, no último domingo (28).

O grupo, que havia percorrido aproximadamente 2 km desde o início da trilha, foi localizado após 40 minutos de buscas dos desaparecidos. A região compreende cerca de 60 torres entre a Usina de Itatinga e a Rodovia Rio-Santos, situadas no meio da serra.

As quatro pessoas, sendo três homens e uma mulher, faziam a trilha. Um Auto de Infração Ambiental (Acia) será lavrado com a multa individual, que varia entre R$ 2 mil a R$ 10 mil, a depender dos agravantes de cada infrator.

Como visitar o local?

Para realizar as visitas às trilhas dos Parques de Bertioga, é necessário agendar pelo site ou contatar diretamente as Associações de Monitores Ambientais, como a Associação Bertioguense de Ecoturismo (Abeco) pelo número (13) 99728-9614 e a Associação de Monitores Locais de Bertioga (Amolb) pelo (13) 99693-7598.

A Fundação Florestal ressaltou que, em todas as trilhas, com exceção da Trilha do Itaguaré para grupos de até 10 pessoas, é obrigatória a contratação de um monitor ambiental.

Com informações do G1