Foto: Divulgação/Polícia Ambiental

Uma dupla de caçadores foi flagrada pela Polícia Militar Ambiental e multada por crimes contra o meio ambiente, na Estação Ecológica de Juréia-Itatins, em Peruíbe. Os dois usavam armadilhas para prender animais nativos. Além disso, também recolhiam, ilegalmente, palmito e madeira.

Conforme informações da polícia, uma equipe acompanhou os guardas do parque no percurso de sete quilômetros de trilhas dentro da estação ecológica, até a localização dos caçadores, que acampavam no local.

Com os dois foram encontrados uma armadilha para capturar animais nativos, como tatus, além de facas e facões, que seriam usados para o abate. Também foram achadas unidades de palmito e madeira nativa cortada.

Um cão de caça bem machucado e vítima de maus tratos também estava com os dois. Conforme a Polícia Ambiental, depois que o cachorro acuava os animais nativos, eles eram mortos com golpes de faca.

O cachorro estava ferido, justamente em consequência da luta com os animais nativos. O cão recebeu os primeiros atendimentos e foi encaminhado à Zoonose Municipal de Peruíbe.

Em liberdade

Os caçadores foram autuados por maus tratos, por caçar e por cortar palmito e madeira nativa sem autorização. As multas totalizaram R$ 9.600.

Ambos responderão, em liberdade, aos crimes previstos na lei 9605/98, que fala sobre as sanções penais e administrativas consequentes de atividades lesivas ao meio ambiente.