Divulgação/PMSV

A Guarda Civil Ambiental, coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam), promoveu na terça-feira (19) o resgate de uma ave da espécie araçari-poca, no bairro Samaritá, Área Continental da Cidade. Acionada pelo Corpo de Bombeiros, a equipe se dirigiu à Rua Nuno Henrique. Um munícipe contou que o pássaro colidiu na janela de um apartamento, caindo no pátio do condomínio.

O animal foi encaminhado à Aiuka Consultoria e Soluções Ambientais, em Praia Grande e, após passar por avaliação, foi solta em mata de área fechada na Serra do Mar, uma vez que pertence à fauna brasileira.

O Araçari-poca mede cerca de 33 centímetros de comprimento e pesa aproximadamente 170 gramas. Os machos apresentam cabeça, garganta e peito na cor preta, enquanto as fêmeas têm uma coloração marrom. Também possuem de três a cinco riscos transversais no bico. A alimentação principal é à base de frutos.

Já nesta quarta-feira (20), um papagaio, conhecido como Pássaro do Amor, foi resgatado também por guardas civis ambientais. Ele estava muito debilitado, em uma área com água junto ao canteiro de obras da Ponte dos Barreiros, na Esplanada dos Barreiros.

Araçari-poca – Divulgação/PMSV

De origem africana, a ave exótica, cujo nome científico é Argapornis roseicollis, também foi levada à Aiuka Consultoria e Soluções Ambientais. De acordo com a veterinária, estava com dificuldade para respirar por conta da inspiração de água. Por isso, permanecerá em tratamento até sua reabilitação. Por ser uma ave exótica, não pode ser introduzida na natureza, o que caracterizaria crime ambiental, conforme a Lei 9605, artigo 31.

O Pássaro do Amor é assim chamado por ser monogâmico. Apresenta penas coloridas e mede entre 13 e 17 cm.

Em caso de resgate e/ou emergência, o munícipe deve entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam) no (13) 99615-4295 e/ou GCM 153.