Fábrica de roupas na Ásia em cena do documentário "The True Cost", sobre abusos da indústria da moda e consumo (Foto: Reprodução/YouTube)

A edição do programa Papo Folha desta quinta-feira (20) trouxe como convidada a co-fundadora do Oxigênio Criativo, Mariane Costa, para falar sobre sustentabilidade e práticas criativas relacionadas ao consumo consciente.

A discussão acerca da escassez de recursos naturais não é novidade. O modelo de produção em larga escala demanda exploração da força de trabalho humana, muita matéria-prima, grandes maquinários… E o desejo de compra cada vez mais latente. Refletir sobre o capitalismo é a chave para entender algumas questões socioambientais urgentes e querer buscar alternativas de consumo.

Na live, Mariane aponta a sustentabilidade como um estilo de vida, um olhar sobre a natureza e também as relações humanas. Ser sustentável não é somente optar por produtos de baixo impacto ambiental, ou fazer reciclagem, mas sim ressignificar o que já existe e ser crítico quanto às escolhas.

O projeto santista Oxigênio Criativo surge com o objetivo de tornar a informação acessível, promovendo ações e debates sobre práticas sustentáveis. Quanto mais pessoas compartilharem desse pensamento, mais o planeta será poupado.

Assista e saiba mais:

https://www.instagram.com/tv/CEIW4m6gxCD/

Apresentação: Mariana Passos.
Papo Folha vai ao ar todas as quintas-feiras, às 20h, no perfil do Folha Santista no Instagram.