Foto: Divulgação/Gremar

A baleia que foi encontrada morta na Praia da Enseada, em Guarujá, neste domingo (25), é da espécie baleia-de-bryde (Balaenoptera edeni). A conclusão é da equipe do Instituto Gremar, que realizou necropsia no animal, em ação do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Era uma baleia adulta, macho, de cerca de 13,5m de comprimento e pesando 10 toneladas. O animal estava em avançado estado de decomposição e abaixo do peso, o que indica prováveis complicações em seu estado de saúde.

Estudos mais aprofundados serão realizados, depois de análise das amostras recolhidas.

A baleia-de-bryde é uma das espécies menos conhecidas e recebeu este nome em homenagem ao norueguês Johan Bryde, que foi cônsul na África do Sul e estabeleceu a primeira estação baleeira daquele país.

Laje de Santos

Esta espécie habita águas temperadas e tropicais, aparecendo no litoral brasileiro com alguma frequência, principalmente na região Sudeste e, especificamente, nas imediações do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos.

O animal não está, atualmente, na lista de espécies em extinção. No entanto, alguns estudos indicam que sua população mundial tem diminuído muito nos últimos anos.