Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH), da Universidade Santa Cecília (Unisanta), alerta para maré alta, com ondas de até três metros e aumento do nível do mar em até 50 centímetros, em relação à tábua das marés, em Santos. A mudança no tempo deve começar a partir da noite desta terça-feira (5). A projeção foi realizada em conjunto com a Defesa Civil e do Instituto Clima Tempo.

Segundo o relatório, há previsão de que ondas do quadrante sul possam ultrapassar os 3 metros de altura na manhã de quarta (6), na Baía de Santos. Já com relação ao nível do mar, a maré poderá alcançar 1,7 metro na baía e 1,9 metro no interior do estuário, com pico previsto para o início da madrugada de quarta-feira.

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de “atenção” devido à previsão de altura significativa das ondas, entre 2 e 3 metros, podendo evoluir para “alerta”, caso ultrapasse os 3 metros.

O boletim do NPH aponta, ainda, que, caso as previsões oceanográficas se confirmem, poderão ocorrer alagamentos pontuais. Porém, não são esperados impactos em estruturas urbanas costeiras de Santos devido à intensidade e direção preferencial das ondas. Mesmo assim, a orientação da Defesa Civil é para que as pessoas evitem práticas náuticas no período de mar agitado.

Previsão do tempo

A primeira semana de março na Baixada Santista apresenta altas temperaturas nesta segunda-feira (4). No entanto, o tempo deve mudar na quarta-feira (6), com a chegada de uma forte chuva. Além disso, a Defesa Civil do estado alerta que, na segunda quinzena do mês, as “águas de março” poderão passar com força pela região.

De acordo com o Climatempo, a quarta-feira deve ter temperaturas entre o23°C e máxima de 27°C, com chuva o dia inteiro. Já na quinta-feira (7), os termômetros devem marcar entre 22°C e 26°C.

Já a Defesa Civil alertou que a primeira quinzena de março será bastante chuvosa, com dias bem típicos de verão, ou seja, o sol predominará entre poucas nuvens. Assim, estas condições irão garantir a sensação de calor abafado. Porém, ao longo dos dias, a soma das altas temperaturas com a umidade proveniente do oceano e da Amazônia criarão as ocasiões ideais para as pancadas de chuvas fortes, seguidas por raios, ventos e até mesmo granizo.

Já na segunda quinzena, as condições mudam um pouco, pois as chuvas virão de forma generalizada e com volumes bem elevados, além de serem seguidas por descargas elétricas e vento forte.

Por causa deste cenário meteorológico, é importante redobrar a atenção. A recomendação da Defesa Civil é que a população fique atenta a qualquer sinal de perigo, como desabamentos, desmoronamentos, deslizamentos, inundações, enxurradas e raios.

Recomenda-se, também, a não atravessar e adentrar em áreas inundadas ou enfrentar enxurradas. A força da água pode arrastar uma pessoa ou até mesmo um veículo. As pessoas que moram em área de risco devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinados, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas.