Foto: Divulgação/Clecio Mayrink

Um grupo de mergulhadores encontrou mais de 150 quilos de corais-sol no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos. A área de proteção se localiza a aproximadamente 42 km das praias da cidade.

Apesar de chamar a atenção pela beleza, a espécie do coral-sol é considerada uma praga invasora e precisa ser controlada rapidamente, de acordo com reportagem de Mariana Nadaleto, para o G-1.

Até agora, os mergulhadores retiraram apenas 10% do total, ou seja, 15 quilos.

Paula Romano, monitora ambiental do Parque, conta ao G-1 que a operação de retirada dos corais-sol é lenta e exige muito cuidado, porque se algum coral escapar, acaba se prendendo nas pedras e forma uma nova colônia. Por isso, a equipe de mergulhadores precisará fazer várias expedições.

“Nós já conhecemos as áreas de maior incidência, então, seguimos direto para lá. Tem alguns lugares em que a infestação está bem preocupante. O coral-sol é uma espécie invasora, nativa do Oceano Pacífico. Ainda não temos comprovação de como chegou aqui no litoral, mas acreditamos que seja por causa da limpeza de lastros de navios”, destaca Paula.

Fauna nativa

A espécie não tem predadores e, por isso, se alastra com muita rapidez e de forma descontrolada, destruindo a fauna nativa de corais do Oceano Atlântico. “O coral-sol invade o espaço que seria dos corais brasileiros e acaba matando a espécie nativa. Ele é lindo, mas muito danoso”, acrescenta.