Foto: Reprodução/YouTube/VTVArquivo

A passagem de uma frente fria ocasionando ventos intensos na região costeira provocará ressaca moderada, a partir desta quarta-feira (1º), em Santos, além de intensificação de ventos e chuva fraca a moderada. A previsão do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta indica que o mar começará a ficar agitado, com ondas podendo ultrapassar 2 metros de altura durante a noite e durante a manhã de quinta-feira (2).

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de atenção devido à previsão de ondas entre 2 e 3 metros de altura. Com relação ao nível do mar, na Baía de Santos a maré pode ultrapassar 1,7m na tarde de sexta (3), representando aumento de 40cm em relação à tábua de maré. No interior do estuário, esse aumento será maior – a previsão é de que o nível do mar ultrapasse 1,8m na sexta (3) à tarde.

Se as previsões se mantiverem, há possibilidade de alagamentos pontuais devido à maré elevada. No entanto, conforme a Defesa Civil, não são esperados impactos significativos nas estruturas urbanas.

Ventos
Há expectativa de ventos em alguns períodos desta quarta (1º), além de aumento na cobertura de nebulosidade. Já a probabilidade de ocorrência de chuva, de fraca a moderada, será entre quinta e sexta, por conta do surgimento de umidade na região. Também entre quinta e o início de sábado (4), as temperaturas ficarão mais baixas, causando sensação de frio.

O volume de chuvas esperado nos próximos três dias é de 5-15mm. O acumulado das últimas 72 horas em Santos é de 29 mm. Munícipes que quiserem receber informações sobre previsão de eventos climáticos extremos podem se cadastrar enviando seu CEP por mensagem de texto (SMS) para o número 40199.