Divulgação/PMG

Quatro homens foram detidos pela Força Tarefa de Guarujá, após denúncias de invasão na região do Parque da Montanha, na Vila Edna. A operação foi realizada na manhã desta segunda-feira (27), pela equipe permanente de combate a invasões de áreas remanescentes de Mata Atlântica, formada por agentes da Guarda Civil Civis Municipal (GCM) e Polícia Militar (PM).

Ao chegar ao local, a Força Tarefa constatou que os quatro indivíduos estavam cortando vegetação nativa para fins de demarcação e posterior edificação de moradias irregulares. Com eles foram apreendidos uma faca e um facão.

A diretora da Força-Tarefa, Valéria Amorim explica que no dia anterior, também foram aprendidos outros materiais. “Recebemos denúncias de invasões naquela região e já no domingo constatamos que a área tinha sido demarcada. Apreendemos bicicletas e ferramentas, mas as pessoas se evadiram. Hoje, logramos êxito na ação”, declarou a diretora.

Os homens foram conduzidos à Delegacia Sede de Polícia de Guarujá, onde foi lavrado o boletim de ocorrência e instaurado um inquérito policial para investigar a responsabilidade de cada um na ação. Peritos da Polícia Civil estiveram no local.

Operação Permanente
No ano passado, a Prefeitura de Guarujá, com o apoio das polícias Civil, Militar e Ambiental, e também do Ministério Público, implantou operação permanente para reprimir invasões de áreas remanescentes de Mata Atlântica no Jardim Enseada. O trabalho é coordenado pela Força Tarefa da Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon) e já resultou na detenção de 12 pessoas por desrespeito à Lei de Crimes Ambientais.