Tereza Cristina, Jair Bolsonaro e Paulo Guedes - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por Revista Fórum

Reportagem de Leonardo Fuhrmann, no site De Olho nos Ruralistas nesta segunda-feira (19), revela que a empresa BRPec, ligada ao banco BTG Pactual, é a maior desmatadora do Pantanal, segundo multas aplicadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na região do bioma.

Em 12 de maio de 2018, a empresa ligada ao banco, que foi fundado por Paulo Guedes e hoje é administrado por um conselho capitaneado por André Esteves, foi multada em R$ 57.999.500. As multas por devastação são calculadas com valor-base na área de vegetação destruída.

Segundo levantamento realizado pelo De Olho nos Ruralistas, a multa foi disparada a maior aplicada na região. A segunda maior, no valor de R$ 15,2 milhões, foi para a MMX Metálicos, de Eike Batista, em junho de 2008.

Sócios

Entre os sócios da BRPec, estão Marcelo Del Nero Fiorellini e Antonio Carlos Canto Porto Filho, que têm cargos no BTG. Outros sócios e funcionários do banco também já participaram da direção da empresa de pecuária. Eles até mesmo promoveram assembleias da BRPec na sede do BTG, segundo a reportagem.