Foto: Luigi Bongiovanni

A Defesa Civil do Estado de São Paulo havia alertado para o calor extremo que atingiria a Baixada Santista. O auge foi na quinta-feira (12), com os termômetros chegando a 40,2ºC.

Porém, o verão fora de época está com os dias contados, ou seja, vai acabar no domingo (15), quando uma frente fria promete se se instalar no litoral paulista.

De acordo com informações do Instituto Climatempo, a temperatura de 40,2ºC foi registrada em uma estação na Ponta da Praia, em Santos, às 15 horas.

Entretanto, nesta sexta-feira (13) o clima já ficou mais ameno antes mesmo da chegada da frente fria.

No sábado (14), a previsão indica ainda calor, com sol com muitas nuvens no período da tarde. À noite, haverá nebulosidade, mas não deverá chove. A mínima prevista é de 21ºC e a máxima, 28ºC. A umidade poderá atingir níveis preocupantes: segundo o Climatempo, o nível chegará a 47%.

Já no domingo (15), o dia será chuvoso, o que ajudará a diminuir o tempo seco. À noite poderá chuviscar, com um acumulado previsto para 29,5mm no dia. O céu deverá ficar nublado e a as temperaturas ficarão entre 18ºC e 20ºC.

Deslocamento da frente fria

A frente fria se deslocará na segunda-feira (16) e tende a desaparecer na terça (17), depois de se afastar para o Oceano Atlântico, quando a Baixada Santista deve registrar chuvas de 100 mm a 200mm, o que não acontece há meses.