Por Júlia Motta
O Brasil vai ser uma das regiões com as temperaturas mais elevadas neste fim de semana, no sábado (23) e domingo (24), de acordo com o MetSul Meteorologia. O calor extremo vai atingir uma grande área do país, e regiões como Centro-Oeste e Sudeste vão ter temperaturas próximas às máximas previstas para Arábia Saudita, Irã e Iraque.
Nesta quinta-feira (21), diversas cidades já registraram temperaturas acima dos 40°C, como Balsas, no Maranhão (40,9ºC), Água Clara, no Mato Grosso do Sul (40,7ºC), Cuiabá, Mato Grosso (40,5°C) e Goiânia, em Goiás (40,5°C).
Em Valparaíso (São Paulo), Santana do Araguaia (Pará) e Ituiutaba (Minas Gerais), as máximas ficaram entre 38°C e 39°C.
Já nesta sexta-feira (22), a tendência são temperaturas ainda mais elevadas. Durante o final de semana, principalmente no domingo, o Brasil será um dos lugares mais quentes do planeta, com máximas chegando a quase 45°C em diversas regiões.
Até mesmo na região Sul, onde o clima é mais frio, os termômetros chegarão a 40ºC, no Noroeste do Rio Grande do Sul e no Oeste de Santa Catarina, e entre 40ºC e 42ºC no Oeste, Noroeste e Norte do estado do Paraná.
Na região Centro-Oeste, o fim de semana vai ser ainda mais quente, com temperaturas entre 42ºC e 44ºC no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, mas há alertas de marcas de 45ºC a 46ºC em áreas isoladas nos dois estados.
Em Goiás, as máximas no fim de semana, sobretudo no domingo, podem atingir 40ºC a 42ºC com pontos isolados atingindo até 43ºC.
No Norte, máximas de 41ºC a 43ºC podem ocorrer no Tocantins. No Amazonas, em parte do sul do Pará e em áreas isoladas de Rondônia, as temperaturas serão de 40ºC a 42ºC.
Na região Nordeste, marcas perto ou ao redor de 40ºC poderão ser observadas no Maranhão e no Piauí.
Demais regiões
São Paulo e Minas Gerais irão registrar a pior onda de calor na região Sudeste. Cidades do interior paulista, principalmente do Centro para o Oeste e o Norte do estado, devem ter máximas de 40ºC a 42ºC com possibilidade de registros isolados ao redor ou acima de 43ºC.
O mesmo irá acontecer em cidades próximas ao oeste do Triângulo Mineiro, que terão máximas perto 40ºC.
Com esses alcances de temperatura, a tendência é que as máximas do fim de semana no Brasil se situem entre as mais altas do mundo, próximas a temperaturas registradas em lugares como o deserto do Norte da África, Península Arábica e países em torno do Golfo Pérsico.