Reprodução

O prefeito de Bertioga, Caio Matheus, recebeu do Governo do Estado um relatório que aponta a regularização fundiária de 360 imóveis em quatro bairros da da Cidade. São eles: São João da Igreja Azul, Sítio São João, Ilha I e Chácara Vista Linda. A entrega foi feita pelo secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti.

A regularização fundiária vai abranger 186 unidades do bairro São João da Igreja Azul, 39 no Sítio São João, 63 no bairro Ilha I e 72 unidades na Chácara Vista Linda.

Em 2020, a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo, responsável pela titulação dos imóveis e pelos estudos, ultrapassou a marca de 45 mil títulos entregues pelo Programa de Regularização Fundiária Urbana e Rural. Neste ano, a meta é entregar em todo o estado 7 mil títulos. Em 2019, a inciativa entregou 5 mil títulos.

O Programa de Regularização Fundiária Urbana e Rural é uma ação social do Governo de São Paulo, executada pela Fundação Itesp, em parceria com os municípios paulistas.

Por meio dessa iniciativa, são identificadas áreas passíveis de regularização fundiária e outorgados títulos de propriedade ou de domínio, de legitimação de posse e de legitimação fundiária, conforme a situação jurídica de cada área apontada pelas prefeituras e sem nenhum custo para os beneficiários, em geral moradores de áreas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).