Foto: Divulgação/Polícia Ambiental

Após denúncia anônima, a Polícia Militar Ambiental localizou e apreendeu, nesta quinta-feira (8), 14 aves silvestres, que estavam sendo mantidas em cativeiro, em um imóvel no Pae Cará, Guarujá.

A apreensão fez parte da Operação Francisco de Assis, deflagrada em todo o estado de São Paulo, quinta (8) e sexta-feira (9). A ação envolve mais de mil integrantes da corporação.

O objetivo central é proteger a fauna silvestre e, principalmente, combater o tráfico de animais, comércio e cativeiro ilegal. Essas atividades respondem pela terceira maior movimentação de dinheiro ilícito no mundo.

Uma equipe da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Ambiental compareceu a uma casa no bairro Pae Cará. No local, constatou-se o crime ambiental. 

A lista

Entre os animais apreendidos estavam dois sabiás laranjeira; dois galos de campina; dois coleirinhos papa-capim; um azulão com anilha do Ibama; uma graúna; um bigodinho; um trinca-ferro; um sanhaço; um corrupião; um canário da terra; e um tiê preto.

A equipe policial elaborou um auto de infração ambiental, com multa de R$ 14 mil. As aves foram encaminhadas à base da 1º CIA/Ambiental. Lá, será definida a destinação adequada para os animais.