A Baixada Santista foi castigada nas últimas horas com chuvas e ventos fortes, que deixaram um rastro de destruição. A região se mantém em estado de alerta, nesta sexta-feira (25).
A previsão da meteorologia é preocupante: novas pancadas de chuva e ocorrência de ventanias na Baixada, o que fará com que o clima para o final de semana seja instável, com temperaturas amenas.
O Instituto Climatempo divulgou que o litoral de São Paulo se prepara para um fim de semana marcado por chuvas intensas e ventos fortes. A combinação da frente fria com o ciclone extratropical e a baixa pressão atmosférica são as razões.
Ainda conforme o Climatempo, a frente fria que se formou no Sul do país avançou nesta sexta (25), impactando o estado de São Paulo com fortes pancadas de chuva que ocorreram durante a madrugada e a manhã.
Confira como ficam as temperaturas na Baixada
Santos – Sábado – De 21ºC a 25ºC; Domingo – De 21ºC a 25ºC. São Vicente – Sábado – De 23ºC a 25ºC; Domingo – De 22ºC a 24ºC. Praia Grande – Sábado – De 22ºC a 24ºC; Domingo – De 22ºC a 24ºC. Guarujá – Sábado – De 22ºC a 24ºC; Domingo – De 22ºC a 24ºC.
Cubatão – Sábado – De 20ºC a 25ºC; Domingo – De 20ºC a 25ºC. Bertioga – Sábado – De 22ºC a 24ºC; Domingo – De 22ºC a 24ºC. Mongaguá – Sábado – De 21ºC a 24ºC; Domingo – De 21ºC a 24ºC; Itanhaém – Sábado – De 22ºC a 25ºC; Domingo – De 22ºC a 25ºC. Peruíbe – Sábado – De 21ºC a 26ºC; Domingo – De 21ºC a 26ºC.
Estragos na região
A ventania provocou muitos estragos nos municípios da Baixada Santista. Nas nove cidades da região foram registradas quedas de árvores e falta de energia.
Em Santos, as rajadas chegaram a 82,2km/h às 21h20 de quinta (24), de acordo com a Defesa Civil do município. A prefeitura informou que cinco equipes da Coordenadoria de Paisagismo foram deslocadas para atender ocorrências de quedas de árvores, galhos e risco de desabamento.
As ocorrências foram registradas na Avenida Ana Costa, no Canal 1, na Rua Pernambuco, na Praça Mauá – na lateral do Paço Municipal – , no cruzamento das ruas Saturnino de Brito e Antônio Bento do Amorim, na Rua Carvalho de Mendonça e na Rua Princesa Isabel.
A Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET) destacou que houve falta de energia elétrica na região do Gonzaga e praia, entre a divisa com São Vicente e a Ana Costa.