Foto: Divulgação

A prefeitura de Santos, em parceria com a Associação Comercial de Santos (ACS), lançou, por meio do seu núcleo ACS Jovem, um projeto pioneiro para a cidade. Trata-se do “Jovens Embaixadores do Clima”.

A iniciativa, que integra o Movimento ODS 2030 e conta com o apoio e o envolvimento da Coordenadoria e Conselho Municipais da Juventude, Rotaract, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (Umapaz), Politize!, Inove Diálogo Jovem, Instituto Oiti, Sebrae, Mapa Educação, Instituto Devir Educom, CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola, Fundação Parque Tecnológico De Santos (FPTS) e Unimar, tem como objetivo capacitar jovens santistas, com idades entre 18 e 25 anos, para desenvolverem projetos de impacto local.

A cerimônia de lançamento, que ocorreu no auditório da Escola de Administração Pública de Santos (Emaps), no Paço Municipal, marcou o início das inscrições do Programa, dando a oportunidade aos jovens que desejam se tornar parte ativa do projeto.

Organização

Na primeira edição, serão selecionados 30 jovens que devem preencher informações básicas e sociodemográficas, além de gravar um vídeo ou escrever uma breve redação com o tema “Como eu posso contribuir para mudar o mundo?”.

Os selecionados terão acesso a uma série de 17 formações ministradas por especialistas em Desenvolvimento Sustentável, Cultura Oceânica e Ação pelo Clima, entre outros temas correlatos. Essas formações estarão diretamente alinhadas com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecendo uma base sólida para a criação de projetos concretos.

Após absorverem esse conhecimento, os participantes serão desafiados a desenvolverem seus próprios projetos de impacto local, culminando em uma verdadeira “defesa de TCC prática”. Ao final do processo, os jovens serão oficialmente reconhecidos como “Embaixadores pelo Clima, Cultura Oceânica e Agenda 2030”.

Compromisso com o futuro do planeta

Para Julia Carrilo, vice-coordenadora da ACS Jovem, esta é mais do que uma simples oportunidade, mas um compromisso com o futuro do nosso planeta. “Queremos fazer parte da mudança, pois nós somos a mudança”, ressalta Julia, destacando a importância da participação ativa da juventude neste diálogo global sobre sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

Os interessados podem efetuarf a inscrição até o dia 1º de março, por meio deste link.